Desde os primórdios da Revolução Industrial, no século XIX, até a atualidade, buscamos a racionalização dos trabalhos nas empresas.
No fim daquele século, Taylor nos apresentou a “Administração Científica do Trabalho”, sendo o que veio a se tornar sinônimo de “robotização” do homem. Assim, até o final do último século, nos idos dos anos de 1970, foram criadas, e colocadas em prática, várias metodologias e técnicas, visando a eliminar as perdas de tempo, prejuízos invisíveis, movimentos desnecessários, esperas e retrabalhos, dentro das indústrias, ou seja, eliminar tudo o que nada adiciona de valor ao produto.
Com o surgimento da Ciência dos Tempos e Métodos, em 1932, Stewart introduziu o Controle Estatístico de Qualidade, que possibilitou inúmeras aplicações nos processos, além de ser a base para o sucesso das técnicas do tão conhecido “Gerenciamento da Qualidade Total”. Já na década de 1950, nasceu a Engenharia Industrial e, em 1970, o Just-in-Time, em que a Toyota adotou a definição de “eliminação de tudo que não agregava valor ao produto”. E então, em 1990, iniciou o movimento de organização através da aplicação do Mapeamento de Processos, uma outra forma que nada mais é do que a eliminação de tudo o que não agrega valor ao produto/serviço.
Medir os erros e retrabalhos com diagnósticos precisos sobre a falta de equipamento, treinamento e ou, ainda, se o colaborador está apto para aquela atividade e se está de acordo, com seu perfil, a responsabilidade pela realização da mesma.
A automação de processos de negócio é uma prática extremamente eficaz. Quando se automatizam processos, rapidamente é possível obter-se um controle mais rígido e adaptado às necessidades da empresa. A descoberta de processos facilita o entendimento, vindo a ser uma etapa importante, pois é nela que os processos são descobertos e desenhados. Após este desenho são realizadas as análises e prospostas de melhorias, o que é denominado de ‘redesenho”, e que visam a sua otimização, essenciais para alcançar os resultados positivos mais rapidamente. Com o “redesenho” são redefinidos os novos fluxos padronizados que proporcionarão a certeza de um melhor serviço prestado aos Clientes e, possivelmente, com menores custos na gestão.
A automatização leva ainda à customização, de acordo com as características e a história dos donos do negócio.
“O primeiro passo para ganhar controle sobre uma organização é conhecer e entender os processos básicos (Deming, 1982; Juran, 1988; Taylor, 1911) ”.
NOSSOS SERVIÇOS
Apoiamos a transformação dos processos da sua organização em todas as etapas necessárias, desde a consultoria, implementação, descoberta, análise até a implementação de melhorias. Tudo isso suportado pela nossa gestão de projeto e transferência de conhecimento através de nossos treinamentos especializados
CONSULTORIA
Sua organização busca transformar os seus processos de negócios para incrementar a eficiência operacional?
E como fazer isso? Nós, da Clikdata, relizamos uma consultoria aplicada às necessidades da sua organização e do seu projeto, somos o seu advisory para pré-projetos de transformação digital. Nós analisamos os seus problemas e metas e indicamos o melhor caminho.
Muitas vezes também nos deparamos com organizações que já adquiriram soluções e não estão contentes, nesta situação realizamos auditorias e consultorias específicas para extrair o máximo potencial das soluções existentes.
IMPLEMENTAÇÃO
Muitas vezes as organizações não sabem qual solução implementar e realmente não devem se preocupar com as várias ferramentas existentes no mercado, sendo que a curva de aprendizado é demorada e custosa.
Analisamos a melhor solução para os problemas das empresas. Ou seja, nós nos preocupamos com a solução e a ferramenta será transparente. Além disso, em muitas implementações, podemos utilizar mais de uma ferramenta, buscando o melhor de cada uma para uma solução completa.
No caso de uma solução já ter sido escolhida, podemos apoiar o seu CoE, com profissionais certificados para uma implementação eficiente e com transferência de conhecimento.
DESCOBERTA
Os processos de negócios são a base das atividades das organizações e, portanto, é fundamental para as empresas terem uma compreensão clara de seus processos e de como eles podem ser melhorados para maximizar a eficiência e a eficácia das operações.
Existem vários métodos de descoberta de processos de negócios, desde métodos manuais até mineração de processos, onde capturamos os dados dos sistemas e fontes de informações adicionais que auxiliarão as etapas posteriores. Toda a higienização e identificação de fonte de dados, bem como as interdependências entre as informações fazem parte das atividades que são realizadas.
ANÁLISE
Esta etapa necessita de profissionais experientes e capacitados para extrair o máximo de informações possíveis. Não basta ter a melhor ferramenta de captura do mercado, se você não souber como extrair as informações relevantes. O processo de consultoria e análise já começa na fase anterior com a identificação e validação das informações extraídas.
Apesar das ferramentas estarem cada vez mais avançadas, inclusive adicionando Casos de Negócios pré-construídos, a análise do Negócio é primordial. Neste sentido, apoiamos na identificação dos Gaps existentes e iniciamos o plano de melhorias com profissionais experientes nas verticais de Telecomunicações, IT, Financeiro, Seguros, Indústria e Varejo.
TREINAMENTO
de professionais da sua empresa, através da transferência de conhecimento e suporte às trilhas de formação das principais ferramentas de mercado.
Oferecemos aulas de maneira remota ou presencial ("in-company"). Todo nosso material é próprio, e em português, apoiando assim a transferência de conhecimento de maneira mais natural possível, como deve ser!
Além disso, temos aulas pré-gravadas, dentro do Clikdata Academy, que podem ser consumidas sob demanda e estão sempre atualizadas.